Shiatsu

Encontrar alguma atividade corporal que nos promova saúde e relaxamento, sempre foi um objetivo em comum para milhões de pessoas em todo o mundo. São tantas alternativas para serem analisadas, e posteriormente escolhidas por cada pessoa, de acordo com sua disponibilidade, sua afinidade, ou seu objetivo, a escolha por esta atividade corporal é feita baseada em vários aspectos pessoais e até mesmo por questões que envolvam diretamente nossa saúde. Uma atividade corporal muito apreciada mundo afora e aqui no Brasil também, é a prática de massagem, onde existem uma variedade de técnicas desta terapia milenar, com diferentes objetivos, mas que prezam a manutenção e a melhora da saúde dos praticantes.

A massagem Shiatsu é uma das técnicas mais cultuadas pelos apreciados desta terapia corporal, que tem origem japonesa e foi vastamente distribuída ao ocidente por ofertar excelentes resultados positivos a saúde, ao bem-estar e uma melhora considerável da qualidade de vida de seus praticantes. A massagem Shiatsu associa as técnicas manuais de massagem japonesa com a teoria dos meridianos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), segundo a qual existem linhas longitudinais pelo corpo que se conectam com pontos sensíveis ao toque. Esses pontos, ao serem estimulados, proporcionam uma sensação de conforto, tranquilidade e bem-estar. Um dos focos principais é perceber em quais pontos do corpo há acúmulo (jitsu) ou carência (kyo) de energia e atuar balanceando este fluxo energético a fim de restabelecer a saúde física, emocional e espiritual do paciente. A massagem Shiatsu analisa todo o contexto de vida de quem recebe a terapia (como sua rotina, alimentação, estilo de vida), para proporcionar um atendimento que cuide do ser de forma integral.

Aqui no Brasil se encontram diversas clínicas que aplicam diferentes técnicas desta terapia corporal milenar, e na cidade de São Paulo estão concentradas as melhores clínicas de massagem do país, em especial na zona sul, onde se encontra uma excelente clínica de massagem Shiatsu na Vila Mariana, um bairro bem tradicional da cidade, que é referência nesta técnica de massagem, e em outras, atraindo praticantes de várias partes da cidade, e de outras localidades do Brasil e do mundo.