Podólogos

Com um avanço considerável da medicina em todas as suas especialidades, hoje em dia podemos diagnosticar, tratar e curar diversos tipos de doenças e males que atingem diretamente nosso corpo, independente da região, possuímos um maior conhecimento de nosso organismo, e conseguimos prevenir e nos cuidar mais com acompanhamento periódico a profissionais da área da saúde. Uma região muito afetada em nosso corpo pelo desgaste do dia a dia, são nossos pés, que sofrem com o desgaste de calçados inapropriados e desconfortáveis, e geralmente atingem com maior frequência e intensidade, as mulheres, mas atingindo também os homens, de idades variadas, e por diferentes fatores. Um profissional específico que nos auxilia em distúrbios relacionados aos nossos pés, é o podólogo, responsável por fazer exames realizando consultas e tratamentos para a cura das doenças dos pés. Um Podólogo cuida e atua na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés, tratando de problemas nas unhas, como encravação, infecção, calos, fissuras, bolhas e úlceras micóticas.

Está sob as responsabilidades de um Podólogo tratar de calos nos calcanhares e problemas na sola do pé, higienizar e reformar unhas quebradas, desencrava-las mantendo o pé limpo, esterilizar os instrumentos a serem utilizados, fazer análise do pé do paciente, fazer análise do calçado utilizado pelo paciente para verificar se há pontos de atrito, pressão, ou desgaste irregular, fazer a higienização da área a ser tratada fazendo a remoção de possíveis detrimentos na região das unhas, atuar também com corte das unhas, polimento e remoção da cutícula em excesso.

Um bom profissional podólogo tem conhecimentos de medicina general, fisiologia, anatomia e outros ramos do conhecimento. Isto permite que se desenvolva um leque bastante amplo de atividades relacionadas com a saúde do pé, analisando desde a forma de caminhar da pessoa até alterações estruturais dos membros inferiores, passando por infecções e outros problemas. Sempre que notar algo incomum ou incomodo nos pés, procure por um bom podólogo, unhas encravadas entres outros problemas nos pés podem parecer simples de se tratar em casa, mas inflamam e pioram rapidamente, podendo causar fortes dores e muita dificuldade para calçar sapatos e caminhar.