Acupuntura

A medicina convencional está em constante modificação a cada ano, no último século foram infinitas as descobertas e melhorias produzidas por tal avanço, e são observadas todos os dias em novos procedimentos cirúrgicos, tratamentos de diversas naturezas e novos medicamentos e técnicas para prevenir, diagnosticar e tratar determinadas doenças em nosso corpo. Paralelo a medicina convencional, existem algumas alternativas de técnicas que podem ser aplicadas em parceria com a convencional, sempre visando a melhora plena da saúde de quem está em tratamento. Um exemplo eficaz e contundente é a acupuntura uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário. A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona mesmo, porém no Brasil ela só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.

A acupuntura é um grande aliado para tratamento de fisioterapia em qualquer local de nosso corpo, e também é muito recomendado para diversos fins, como o tratamento de casos de fibromialgia, ajudando a diminuir a dor, amenizar dores, principalmente nas costas, a diminuição da tensão emocional, para pacientes que fazem quimioterapias ou cirurgias, diminuindo enjoos e vômito, melhora de distúrbios de sono, como insônia, para distúrbios emocionais, como depressão, ansiedade e estresse, para tratamentos de doenças respiratórias, como sinusite, bronquite, rinite, asma e outros, tratamento de doenças neurológicas, como dores de cabeça e enxaqueca, enfim, são muitas as indicações para o uso da acupuntura.

Aqui no Brasil, a cidade de São Paulo oferece uma vasta gama de profissionais que atuam nesta área, principalmente na zona sul, onde se encontra excelentes profissionais de acupuntura na Vila Mariana, tradicional bairro da cidade.